Publicado: 18 de Janeiro de 2014 em:

10 EQUIPAMENTOS QUE VOCÊ NÃO LEU NA ENCICLOPÉDIA DO ARNOLD

Quem já leu a enciclopédia do Arnold – Encyclopedia of Modern Bodybuilding -, com a ajuda de Bill Dobbins (grande fotógrafo do meio do bodybuilding e escritor) já leu o capítulo que trata sobre os equipamentos usados nos treinos, aparatos que são grandes coadjuvantes nos resultados.

Uma famosa frase diz que o desempenho do atleta, do cara que é profissional, depende dos equipamentos que ele usa, e neste esporte não é diferente. No livro, Arnold cita seus famosos “Arm Blaster”, ou na tradução “Detonadores de bíceps”, que podem ter sido decisivos na construção dos braços do pai da musculação.
O “exterminator” citava muito a contribuição deste equipamento para o desenvolvimento dos braços, que quase impossivelmente encontramos em uma sala de musculação brasileira. Seu benefícios é isolar o movimento, evitando o balanço desnecessário e mantendo a tensão nos bíceps, ou mesmo tríceps. Neste exercícios podemos executar tríceps na polia, bíceps com halteres, roscas invertidas e muitos outros exercícios se usarmos a imaginação.

 
Outro equipamento famoso citado são os straps, utéis para levantamentos pesados de verdade; levantamento terra, trapézios, remadas curvado e puxadas. Podem ser usados até para treinar bíceps e não perder a “pegada”. Botas anti-gravidade talvez seja o mais extravagante citado, mas Franco Columbo, parceiro de Arnold, gostava muito de utilizar para fazer abdominais ou remada de cabeça pra baixo. Exercício impossível de se ver e não causar um alvoroço nas “acadimias”.

 

 
Uma lista de pouco mais de 7 equipamentos são descritas na enciclopédia (exemplos abaixo), e quem puder adquirir não vai se arrepender. Capacetes com pesos pra treinar pescoço, cinturões e tantos outros são pormenorizados, porém, aqui falaremos dos que o mestre não falou! Vamos ver abaixo.
 



Cinturão
Straps de punho
Faixas de Joelho / Cotovelos
Botas antigravidade
Dip Belt / Cinto para anilhas
Faixa para cabeça com pesos


 
   1. MANTA RAY

Charles Poliquin, grande treinador, em suas revisões sobre agachamento defende o uso das chamadas “Manta Ray”, o que é a “Manta Ray”? Em miúdos uma “toalhinha” feita de plástico duro azul com um formato parecido com o de uma arraia, que melhora a sensação da barra olímpica nos trapézios ou ombros. Mas seus defensores dizem que é muito mais que isso. Segundo quem usa, o peso é melhor distribuído, evita da barra rolar (na minha opinião treine os trapézios ou faça o encaixe dos levantadores), e não deixa marcas vermelhas nas costas, daquelas que sua namorada vai pergunta “Que p… é essa????” Duas versões são encontradas, uma para agachamentos frontais chamada “Sting Ray”, e outra para os convencionais. 
 
2. BARRA DE SEGURANÇA PARA AGACHO


The Safety Squat bar, ou conhecida como “cambered squat bar”, na tradução Barra de agachamento convexa, arqueada, abaulada, ou podemos simplesmente chamar de “barra de segurança”. Bem, essa barra é muito útil para agachamentos pesados, realmente pesados, ou para estabilizar melhor a coluna. Para termos idéia, Branch Warrem, na recuperação da ruptura de seu quadríceps, utilizou muito essa barra. O pessoal da “Westside Barbell Club” utiliza constantemente entre suas correntes, caixas e gaiolas violentas de agachamento. Coisas que nunca veremos por aqui. Nunca mesmo…


 

 
 
3. FAT GRIPZ
 
As Fat Gripz, são na verdade uma pegada mais “gorda” por  assim dizer. Com o garoto propaganda Jay Cutler, os inventores do aparato (uma borracha densa que se adequa às barras e halteres) afirmam melhorar a densidade, volume dos bíceps e antebraços. Já tentei utilizar uns suportes de agachamento baratos de academia com algum sucesso… Existem formas baratas de se ter quase o mesmo resultado.
 

4. SHOULDER HORN


Shoulder Horn, sem tradução, no literal “Chifre pra ombros”, é um equipamento usado para aquecimento das articulações do manguito rotador e desenvolvimento das estruturas componentes, a rotação externa pode ser feita também com o ombro apoiado em um banco, ou na barra no banco de supino. Ou mesmo com os braços pendendo ao alto na polia. As variações são muitas, até deitado no banco é eficiente.

 
O “Shoulder horn” era muito utilizado e indicado pelo 6x Mr. Olympia, The Shadow, Dorian Yates. Dorian indica o aquecimento para a realização de supinos e desenvolvimentos pesados. Me parece um equipamento adequado, porém, se de baixa aquisição vale a pena. Caso contrário, mesmo se vendessem aqui nas terras tupiniquins, não valeria a pena. E se vendessem aqui com certeza seria o olho da cara. 

 
Sua estrutura feita de aço e espuma, permitem o encaixe dos braços em posição abduzida e elevada em um apoio em forma de chifre, sustentada pelo pescoço pelo formato côncavo no meio do equipamento. O ideal é iniciar com pesos leves o suficiente para promover um aquecimento da musculatura.

 
 
 
   
 
 


5. ZANE LEG BLASTER


Frank Zane, sem dúvida, é um mestre da longevidade e estética. Com sua linha de cintura de vespa chegou a faturar três Mr. Olympias. De 1977 a 1979. 3 anos consecutivos! 
 
Não é pra menos, com uma rotina de poses quase inigualável e uma estrutura semelhante a uma grande estátua grega, Zane mesmo não sendo um mass monster conseguiu um físico digno de muito, mas muito respeito mesmo. Talvez o shape perdido nos anos. Algo que um dia poderá voltar quem sabe. 
 
Pra quem não o conhece (mas deveria), Frank Zane é um grande cientista, professor, inventor, músico e até ator! Mas no ramo das invenções, teve uma idéia um tanto quanto pitoresca para melhorar os agachamentos e evitar dores lombares ou na coluna. O equipamento foi originalmente inventado por Jim Moore, e se chamava originalmente de Moore´s Squat Bar. A patente consta até no google! 1960.
 
Não é o equipamento mais moderno, mas sem dúvida bem engenhoso. Relembra um dos equipamentos bem antigos da época da engenharia engenhosa das engenhocas engenhozísticas. Estilo inspetor bugiganga. Se assemelha a um equipamento chamado Círculo Mágico, que irei colocar a figura abaixo. Um dos primeiros “Leg Blasters” inventado.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. ISOLATOR FITNESS (ISOLATE AND GROW)


Com o bodybuilder Pro Seth Feroce como modelo de vendas, a empresa criadora da Isolator Fitness realmente acertou com outro produto. O Versa Gripps. Um modelo de strap muito melhor. Porém, o aparato isolador de braços para treinar membros superiores não deu tanto certo. O equipamento mais parece um kit de escalada, de tantas cordas e correntes e ganchos que precisam ser amarrados, travados e prendidos. 


Talvez eu pudesse utilizar se não tivesse que pagar nada. Como o preço do dólar está alto, realmente talvez compense tentar usar umas caneleiras com ganchos para simular os mesmos exercícios que prega o inventor para estimular melhor costas e aproveitar melhor a tensão das polias, retirando a força dos antebraços e braços. (em uma pequena pesquisa vi que custa mais de 100$, esqueçam…)


Funcionaria muito bem para amputados, mas para um malhador comum o preço não compensa. Ponto. 



 


7. KAATSU BAND


Não é de agora que os japas sacam dos paranauês. Alguns estudos de Takarada, provaram que a oclusão vascular, a com torniquete mesmo, promove a hipertrofia em porcentagens maiores. Logo com a descoberta surgiu no japão o Kaatsu training. Treino com oclusão vascular. 


Confesso que já fiz algo a respeito com faixas mesmo, e até gostei da sensação. Meu medo é algum tipo de trombose, pois há esse risco. O estudo de Tarakada foi com idosos, e geralmente com alguma patologia. 


Dentro do universo dos japa trainers, podemos citar também Tabata e seu cardio, muitos usam até seus métodos no treino de musculação também, e a Flex está gostando de publicar a respeito.


A oclusão vascular para quadríceps e bíceps me parece muito eficiente, mas necessita de estudos ainda e de segurança para ser executada.


 
8DIPS WEIGHT BELT
 
Este coloquei até a imagem lá em cima, não consta na listinha do Arnold mas deveria. É muito útil para dificultar as barras fixas e paralelas. Já vi usarem até em agachamentos com as pernas entre bancos altos… Enfim… Aqui não tem nada de “Graviton” aqui, graviton é pra maricas. Aqui o negócio é dificultar! Victor Martinez gosta muito de usar os Cintos com pesos para paralelas e barras. Alguns mais hard ainda usam pesadas correntes nos pescoços para paralelas, como Branch e Evan. Mas você já viu o preço de um único elo de corrente? $$$$$$$$


A parada mais parece com um cinturão normal, mas é prendido acima dos quadris e com uma corrente segura algumas anilhas, quantas você puder, já cheguei a usar 5 para paralelas. A sensação é bem desconfortável, mas o que vale é a resistência. Em um próximo artigo falarei sobre equipamentos interessantes, dentro deles Arthur Jhones inventou alguns bem legais de contra resistência, tudo pra dificultar, e não facilitar como é hoje em dia. Vejam as imagens:



9. TRAP BAR (Hex Bar)
Trap bar, bora lá em mais uma tradução tupiniquim: Barra para trapézios… Mas ‘péralá’! Não é só para fazer pesados encolhimentos que essa barra fantástica serve. Ela é ótima para realizar levantamento terra (na moda pelo crossfit). 

Levantamento Terra, há uns tempos atrás, quando eu fazia, milhares de pessoas vinham me perguntar para que servia o exercício. Saudosos tempos. Não sei se é melhor um esporte desconhecido ou um esporte na moda. Quem sabe na moda cheguem todos esses aparelhos (a preços absurdos) em nossas academias fitness.


Farmer´s Walk (Exercício predileto de Fred Azevedo do TP) também é uma grande pedida. Resumindo é uma barra em formato hexagonal (por isso o nome ‘hex bar’), com alguns suportes soldados, pegadas e um buraco pra você ficar dentro. Nada melhor para aliviar a coluna lombar e realizar bons exercícios de força! 


(Nota do autor: Esperando alguém me roubar a idéia e usar tudo isso que estou falando, ficar rico, encher o bolso de dinheiro e abrir uma ‘acadimia de força’, porque tudo fica na moda, e tudo algum mimadinho arruma um jeito de  ganhar dinheiro… tô ficando pra trás… shit…)

 

 

 

10. LOUIE SIMMONS e seus inventos

 
Quem não conhece a West Side Barbell Club e diz que gosta de esportes de força está de palhaçada. Louie Simmons, coach, powerlifter e dono da West Side, além de ser um grande atleta é inventor de uma série de métodos, exercícios e até de aparelhos, dentro eles estes:

 
A máquina de hiperextensão reversa trabalha firmemente glúteos, isquiotibiais e eretores espinhais. Em fim, um grande substituo em caso de lesão para o levantamento terra e em caso de reabilitação lombar. Veja um vídeo com instruções:
 
 
 
 
BELT SQUAT MACHINE

Outra invenção de Louie (Dentre inúmeras na West Side, mas só vou citar essas duas) foi a máquina de agachamento por cinto, como acabei de inventar a tradução. Nela, você se acopla a um cinto e puxa o peso de baixo. Algumas variações podem ser utilizadas, mas é muito complexo pra detalhar. Só indo para Ohio treinar na West Side para saber… Ou entrem no site abaixo… Mas se forem, filmem e tragam pra mim! ha ha ha 
 



 
 



EXTRA

Alguns equipamentos extra, que escrevo aqui, já até ficaram na moda, porque tem tanto tempo que escrevi esse artigo e não publiquei que vários aparatos estão em todos os cantos… Mas na época, não havia ninguém que usasse:

a) Sapatilhas de Treino

b) Pulseirinhas para “otimizar perfomance”

Sei que parece besteira, mas Jay Cutler usa… Acho que não é por causa delas que ele está grande… Já vi também Phil Heath usando… Parece com aquelas que já ficaram na moda do Lance Armstrong (dopado) ou outras de plástico que vendem por aí. Mas elas “prometem” melhorar a performance. Tudo entre “aspas”. Powerbalance, Growth Energy, ou outras balelas dessas.

As sapatilhas são mais velhas que andar pra frente, e na Alemanha você chega a comprar por 8 euros. Tom Platz e vários outros atletas gostam muito de usar. Melhoram a postura, ajudam no agachamento e dão um estilo mais “hardcore” pra quem gosta de usar.

Escrevi, escrevi, escrevi e cansei. Ainda nesse artigo teríamos 

“7 Equipamentos que você não leu na Enciclopédia do Arnold… Por que REALMENTE eles não funcionam!”

Mas esse fica para uma próxima, juntamente com alguns outros equipamentos que ficaram faltando. Tipos de barras e outros aparatos do nosso querido, agora explorado, subjugado, julgado e taxado Bodybuilding! Fisiculturismo! Culturismo!
 

Escrito, redigido e revisado por GABRIEL ORTIZ
 
Caso queira uma cópia, cite o autor e o site. Plágio é crime!
0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
Anônimo
10 anos atrás

Verdade, tem o perigo da trombo, mas quando eu fazia, executava em apenas um exercício de bíceps, no caso, como eu fazia com o aferidor de pressão executava o alternado a cada 10~15 dias, mas a sensação de quando ta liberando a pressão ao poucos no aferidor é a melhor, parece que o braço ta se recompondo, nunca na minha vida fiz um exercício pra saber o verdadeiro significado de um treino doloroso.kkkkkk

Anônimo
Anônimo
10 anos atrás

Já fiz o método kaatsu nos bíceps com aferidor de pressão arterial, muito bom, podendo assim controlar a pressão ideal.

Anônimo
Anônimo
9 anos atrás

Gabriel Ortiz olá Gostaria de saber como eu faço para comprar o equipamento de oclusão vascular ?
Atenciosamente

Gabriel Ortiz
10 anos atrás

Te digo que a VERDADEIRA Oclusão Vascular é um dos segredos da hipertrofia. Apenas um dos… Ajuda bastante. Ótima ideal do aferidor de pressão, o grande problema seria o risco de um trombo, que geralmente não tem como mensurar… Um vaso entupido ou coisa semelhante. Uso geralmente na última série apenas para sentir o estímulo. Mas tem japa doido por aí treinando 45minutos desse jeito… Fazer o quê né… Eles já comem tudo cru: https://www.youtube.com/watch?v=y_swvt0CLsc
kkkkkkkkkkkkkkkkk

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x