Publicado: 22 de Agosto de 2014 em:

10 Mitos da Indústria dos Esteróides

Fala Ferreiros,
 
Hoje venho falar de algumas “verdades pré concebidas” nesse nosso difícil mundo dos ferros, que infelizmente, alguns ‘praticantes de musculação’ e até mesmo alguns “atletas” têm como preceito absoluto em suas vidas.
 
Na verdade, são o que chamamos de “crenças limitantes” ,que muitos ou até mesmo a maioria não deixa de levar em suas vidas e, consequentemente, se aprisionar em jugos e estribeiras, como cavalos velhos que só sabem fazer a mesma coisa até o final de sua existência.
 
É muito triste ver jovens adentrando no esporte há tão pouco tempo, e já desistindo do caminho mais difícil e, mesmo com instrução por muitas vezes, recorrendo a substâncias nocivas tão precocemente. Recentemente senti muito a perda de um atleta natural para as drogas. E isso me motivou a escrever este artigo.
 
Na verdade, muita gente não percebe, mas há uma mídia enorme por trás dos Esteróides, uma mídia underground que incentiva praticantes de musculação a utilizar tais recursos. É o que se chama “PROPAGANDA”. Muito utilizada, por exemplo, no nazismo pra divulgar falsas verdades e arrebatar uma nação ao engano.
 
Fico realmente puto quando perco um atleta, ainda mais deixando-se levar pela leviandade de falsos gurus. Falsas verdades e uma promessa ou esperança de ser melhor. Os esteróides não irão fazer milagres, saiba disso. O trabalho duro não será deixado de lado. E se você é medíocre será apenas um medíocre um pouco anabolizado, digamos.
 
Muitos jovens por aí se sentem um lixo, se sentem um nada e acham que não são ninguém. O esporte, veio pelo viés de mostrar um estilo de vida “alheio à sociedade”. Diferente dos demais. Diferente das noites regadas a álcool e gasto de dinheiro desregrado com baladas e mulheres fáceis. O esporte tornou muitos o que se chama de “Outsider”. Um cara distante de toda essa podridão. E isso é bom! Mas por outro lado, jovens se afundam no egocentrismo e muitas vezes nas drogas de performance.

Não deixa de ser um fuga, assim como álcool e drogas. Você está fugindo! A essência do esporte não é e nunca será as drogas de performance. Isso é só uma pequena parte, que pode ser negligenciada se houver estudo sério e anos de disciplina. Digo e repito como repito várias vezes, não será possível ser Mr. Olympia, mas competir sem dúvida será, e quem sabe um Pró Card Natural um dia!

 
Comecemos com as verdade pré concebidas:
 

1. É impossível competir sem drogas

Não, não é não. Pode ser muuuuito difícil, oneroso e demorado ganhar uma categoria sem drogas. Um overall hoje em dia posso te dizer que é quase impossível. Mas competir, mostrar um bom físico e ser respeitado jamais será impossível! Provo isso por mim, por atletas que já treinei, e por artigos que escrevi aqui no site sobre “Genética“.
 

2. Impossível chegar aos 40 de braço sem drogas

 
Vários atletas que treinaram comigo sem drogas ultrapassaram essas marcas, e muito! Eu mesmo atingi 47cm de braço sem drogas. Pretendo um dia chegar aos 50. Acredito, que com o mínimo de genética (não estamos aqui falando de pessoas com raquitismo, ou hardgainers, ou quem não se esforça e pesquisa o suficiente para dar estímulos intensos e diferenciados aos braços) podemos atingir marcas muito boas.
 

3. Todo mundo que compete usa esteróides

Isso não é verdade. Conheci muitos atletas com nível competitivo, uns não usavam realmente nada, outros usavam apenas broncodilatadores, outros realmente usavam e mentiam que não usavam. Tem de tudo. Mas conheço pessoas muito honestas e que realmente se esforçam e estudam o esporte, que conseguem competir sem drogas. A maioria vem desistindo, vou ser sincero. A mídia, a propaganda e a ilusão têm sido mais fortes que o caráter, a insistência e a esperança. Mas o que me motiva é que outros estão surgindo.
 

4. O nível profissional de naturais nos Estados Unidos é cheio de “liars”

Acredite, muitos sim são. Muitos querem apenas vender suplementos e muitos não são “Lifetime Natural´s”. Há um limite de 7 anos pra ficar fora de alumas federações naturais testadas nos Estados Unidos. Então pra mim um cara desse não é natural. Mesmo porque há ganhos permanentes no uso de esteróides anabolizantes. O cara não perde tudo.
 
Mas existem bons atletas, inclusive o atual Mr. Olympia natural Phillip Ricardo Jr. que é meu amigo, um cara cristão e que dificilmente desperdiçaria uma vida inteira de sonhos e treinos pesados pelo uso de peptídeos ou outras substâncias mascarantes, que um belo dia poderiam vir a tona por denúncias, boatos ou fofofocas. Nunca ouvi nada a respeito, apenas elogios por seu caráter, integridade e uma vida dedicada ao esporte.
 

5. Atletas naturais não respondem bem a treinos de alto volume

Baboseira. A maioria dos atletas naturais de ponta que conheço treinam com alto volume. Eu treino com alto volume, e os estudos mais recentes indicam o treino de alto volume como sendo mais eficiente. Conheço naturais que treinam muito mais pesado e com mais volume que muitos usuários de esteróides.
 

6.  Suplementos não funcionam, o que funciona é droga

Impossível dizer que as drogas de performance não funcionam… Mas nossa, como escuto que apenas as drogas funcionam e que suplementos não valem de nada. E na maioria das vezes de gente que é medíocre. Medíocre no porte físico e medíocre na forma de pensar. Veja bem, proteína em pó, aminoácidos, carboidrato em pó, tudo temos nos alimentos! Os suplementos apenas ajudam na maior ingesta, na rapidez da absorção e na praticidade! Por que diabos isso não funcionaria?! Ervas não funcionam???? Do que são feitos os medicamentos???? Por que temos suplementação enteral nos hospitais??? ACORDEM! Parem de creditar tudo às drogas! Isso é propaganda de vendedor barato, de laboratório underground e da indústria que, não se enganem, fatura milhões!
 

Não acreditem em inibidores de miostatina ou suplementos que prometem ganhos absurdos! Mas existem ervas em cápsulas diuréticas (que uso pras competições), existem proteínas em pó de velocidade de absorção diferentes, hoje em dia é um mercado que avança muito.

O único cuidado é para saber se não existem nesses suplementos substâncias dopantes! Apenas isso! Não desperdice todo seu dinheiro com suplemento, mas não tire o crédito que eles merecem e a eficiência que eles têm. Isso é ignorância e uma falácia!

 

7. Impossível atingir 100kg natural

Impossível… Bem… impossível… É muito difícil. Com um percentual de gordura de 15% não é impossível, é trabalhoso. Mas para um percentual de gordura de um dígito com 100kg… Dependendo da estrutura física, dos anos de treinamento e da genética acredito que é muito difícil, impossível não.
 
John Hansen, Natural Olympia, 2 vezes Mr. Universe natural pesava 106kg em off season e 95kg seco no pré contest para apresentações. Ainda hoje, com 50 anos é grande e treina pesado a valer. Na verdade, quando jovem, era um garoto magrelo de 60kg. Então… Vamos lá! Eu mesmo pesava quase isso quando comecei a treinar. 60 e poucos. Hoje posso dizer que consigo um off de mais de 100kg, mas me dá muito trabalho para descer para 83kg, meu peso de competição.
 

8. Arnold tomava bomba e está aí saudável

Concordo, mas Arnold… haaaa Arnold… Era uma mutação genética. Aos 16 anos quem você conhece com 50 de braço? Arnold viveu em uma época sem abuso de insulina, sem drogas falsificadas e com drogas surgindo de laboratórios até confiáveis digamos. Não eram inúmeras drogas, e os atletas viviam para treinar e descansar sob a tutela de Joe Weider.
 
Arnold hoje em dia tem o dinheiro, poder e influência necessários para criar seus próprios órgãos em laboratório se quiser um transplante. Inclusive, Arnold já teve uma cirurgia cardíaca, um transplante de válvula, que, segundo ele, era um problema congênito.
 
Arnold continua ganhando dinheiro como poucos, sendo influente como quase ninguém e tendo seu nome gravado na história assim como desejou sempre! Quem em nossa sociedade moderna com um nome tão difícil de pronunciar consegue ser tão famoso?
 
Arnold compra a saúde que precisar. Assim como Sly, assim como vários outros. Mas andamos vendo por aí o que está acontecendo com Greg Kovacs, Mike Matarazzo e vários outros nomes com idade de 40 e poucos 50 anos. Vamos acordar. Não sejamos inocentes e cegos. O pior cego é aquele que não quer ver. Tudo tem seu preço. Quanto mais você aposta, mais caro será o preço a ser pago, não tenha dúvida!
 

9. Há um Limite Natural

O que escrevo agora entra dentro dos tópicos que já falamos, do limite do tamanho de braço e do limite de peso. Há um limite para tudo na vida, mas esse limite natural que dizem por aí é muito maior que a maioria pensa!

Saca só essa… Existe um estudo publicado, um artigo científico, que faz uma média da perimetria de fisiculturistas competitivos do Brasil. Pasme, a média da perimetria do braço em competição é de 42cm. Conheço e me incluo dentro dos atletas que têm essa perimetria, ou até maior, em competições naturais.
 
O limite natural é muito maior do que se pensa, e já escrevi sobre isso. No artigo: Qual é o meu Potencial Genético
 
Além disso, o que conta em um belo físico é sua proporção, simetria e qualidade muscular. Pra tudo existe um limite, mas não caia no conto que atingiu seu limite natural. Explore todas as possibilidades antes de usar esteróides, se for usar.
 

10. Os Físicos naturais atuais deveriam ser os mesmos físicos da Década de 40 e 50

Percebam, os físicos da década de 40 e 50; Grimek, Steve Reeves, Park eram muito massudos. Não se enganem. Porém, venhamos a concordar que o conhecimento em biomecânica avançou, cinesiologia, fisiologia e nutrição.
 
Além disso, vejamos como o esporte era marginalizado e por vezes até homosexualizado na época. O interesse por construir músculos literalmente bombou na década de 80, com Arnold, Sly e toda a Cultura “Jane Fonda”. Com isso, a indústria investiu mais, a pesquisa investiu mais e se popularizou algo que era encontrado em circos geralmente ou em “rodinhas” um pouco digamos… “controversas”.
 
Sempre foi a vontade de muitos ser mais forte e mais musculoso, porém é idiotice, imbecilidade querer dizer que hoje os físicos naturais deveriam se assemelhar aos físicos do passado!
A alimentação cheia de hormônios e substâncias tóxicas, a evolução própria e inerente ao ser humano: hoje em dia muitos não nascem com dentes ciso ou com apêndice! Como podemos comparar uma época que até as condições sanitárias eram impróprias com a nossa época!
 
Imagine a construção de um físico sendo abalada por infecções alimentares, diarréias, contaminações de alimentos, da água, falta de remédios para tratar doenças diversas, etc. O avanço das condições sanitárias, da medicina e da sociedade como um todo sem dúvida contribuiu para o avanço dos exercícios físicos.
 
Hoje podemos descansar muito mais para nos dedicar aos treinos, enquanto o trabalho braçal é diminuído por ferramentas, mão de obra, ou equipamentos modernos e utensílios domésticos.
 

Conclusão…

Enfim,  tais falácias e “verdades pré concebidas” chegam a me irritar. Na maioria das vezes é proferida por pessoas alienadas, ou com interesses escusos. Aprenda a observar as coisas por vários aspectos e ângulos. Não seja precipitado.

O esporte está rodeado por “bro-science”, a ciência do “meu amigo me disse”, e de gente que quer saquear seu suado dinheiro com falso conhecimento e falta de preparo. Todo mundo têm uma opinião sobre o que é melhor para “crescer”, para “secar” e para “fikargrandeporra”. Mas a prática e a aplicação real do conhecimento e do estudo se dá com anos e anos e mais anos de dedicação aos estudos e treino duro e limpo.

É fácil pular os degraus, percorrer o atalho, chegar lá na frente com um físico sem base, sem estrutura, e depois de pouco tempo ter sérias complicações de saúde ou fechar os receptores, ou não ter mais evolução nenhuma por que “queimou a largada”. Mas difícil é ser um atleta sério, focado, honesto consigo mesmo e ponderado. Ter uma carreira longa e saudável e um final de vida seguro e confortável.

Pare de disseminar essas falsas verdades, esses achismos, essas falácias e aprenda a ouvir seu corpo, a procurar conceitos diferentes, a ter paciência, dedicação, disciplina e constância e veja seu corpo, sua vida, seu caráter serem forjados no ferro.

0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Rafadumal Big N
8 anos atrás

Treino natural, Estava meio desanimado.
Só se ouve falar de AES nas academias, que me sinto fraco por não usar.

descobri esse blog e me deu motivação pra continuar minha jornada.

Unknown
7 anos atrás

O melhor post que já li. Ja treino a 3 anos e Estava pensando muito em usar anabolizantes, mas depois que li tudo isso, Abriu uma luz na minha cabeça. Já cheguei muito longe natural' 40 de braço ja tenho e sei que posso ir mais longe. Vou me dedicar mais uns 5 anos ao natural.
Depois com uma cabeça mais formada e com mais experiência e disciplina eu vejo se realmente compensa o uso de anabolizantes.
Obrigado mesmo pelo texto , ta de parabéns.

josevj
josevj
6 anos atrás

Galera, sem maiores comentários a respeito, posso afirmar de coração e sem problema algum é possível sim chegar a 100 kg de peso e tendo 50 cm de braço e sem precisar de droga nenhuma . o segredo ?? é olhar e treinar com gente sempre maior que você ! simples assim e não se enganem não existe mágica e sim treino , comida e descanso adequado . mesmo hoje eu me vejo uma miniatura e sempre quero progredir mais ! meu maior triunfo é treinar com caras maiores do que eu ( entupidos até as guelas de tudo que… Read more »

gabriel
Admin
5 anos atrás
Reply to  josevj

Disse tudo!

gabriel
Admin
5 anos atrás
Reply to  josevj

Cara, desculpe não ter visto sua resposta antes… mas traduz tudo o que eu penso! Parabéns pelas conquistas! Me adiciona o instagram ou facebook para podermos nos comunicar melhor! @naturalortiz

Abraços

andrei
andrei
3 anos atrás

e mesmo entre os antigos, tem um cara que não sei pq não mostram muito, não falam. Bob Pandour, o físico do cara é impressionante até hj, ganharia campeonatos leves. Contemporâneo do Eugen Sandow e com o físico muito melhor que o dele.
Se ele conseguiu naquela época aquele físico fantástico, imagine a gente. Só questão de querer, pois quem quer de verdade, se dedica, pesquisa, faz o que deve ser feito

gabriel
Admin
3 anos atrás
Reply to  andrei

Disse tudo, Andrei! Existem até atletas mulheres com físico muito bom daquela época! Tudo sem esteróides! Basta querer!

Flavia Vianna
7 anos atrás

Este comentário foi removido pelo autor.

Gabriel Ortiz
7 anos atrás

Obrigado, meu amigo desconhecido. Siga firme na caminhada! Já está na frente de muito garoto abusando de roidz!

Gabriel Ortiz
8 anos atrás

Tamo junto monstro! Segue sua jornada com tuas próprias pernas! São elas que vão te sustentar lá na frente! Abraço!

Mentira
Mentira
8 meses atrás

Vocês querem muito acreditar nisso kkkkkkkkkk

gabriel
Admin
6 meses atrás
Reply to  Mentira

No que você acredita?

12
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x