Publicado: 15 de Abril de 2014 em:

Cozinhando com Evan Centopani!

Ótima matéria da Muscular Development, uma das revistas junto com a Flex de mais relevância no Bodybuilding. Evan Centopani, garoto propaganda da Animal Pak / Universal, fala um pouco sobre seu planejamento de refeições e da fase pós campeonato. Vale a pena a leitura. 

 
 
Por Evan Centopani
 
Os hábitos de atletas durante a off-season podem variar muito de pessoa pra pessoa. Alguns acham que o melhor é ficar longe da academia por pelo menos 1 mês ou dois depois de uma preparação, e o mesmo vale pra dieta. Por outro lado, tem caras que voltam pra academia logo depois de digerir a refeição do “lixo” após sair do palco. Não acho que exista um certo e um errado neste caso, o que existe é você, como você se sente e o que você acha que deve fazer baseado no seu conhecimento sobre o seu corpo.
 
 
Pra mim, sempre é difícil relaxar depois de uma competição. Acho que tenho vários motivos pra isso. O primeiro e mais óbvio é que eu nunca achei que deveria ficar longe dos treinos. É claro que depois de um show o cansaço é de lei, mas isso é resolvido com alguns dias de descanço e boa comida. Em paralelo, nunca achei que desviar da minha dieta seria benéfico pra mim. Não estou falando que sempre estou em dieta pre-contest. Pra alguém que está acostumado a comer de 5 a 6 refeições por dia, simplesmente não consigo comer porcaria. Faria mal pro meu estômago. Eu gosto de hamburger e fritas tanto quanto você, mas é impossível só comer isso 5 vezes ao dia. Então, boas refeições sempre fazem parte do meu dia a dia.
 
Outra razão pela qual não fico longe dos treinos ou abando de vez minha dieta depois de um show é porque isso é muito dificil de fazer. Pense nisso. Depois de passar 5 meses me preparando pra um campeonato, dieta e treino já fazem parte da minha rotina, então minha mente e corpo se acostumam com isso. Você progride aos poucos na sua preparação. Por exemplo, sua dieta e treino não são os mesmos durante as 16 semanas de preparação. Trata-se de progredir e seu corpo melhora conforme você vai trabalhando pra isso. Então 16 semanas antes você não está tão restrito quanto a 2 semanas do show. Estou querendo dizer que simplesmente não dá pra abandonar tudo isso depois da apresentação. Acelerar demais pode ser tão drástico quanto pisar nos freios com força.
 
 
Por ultimo, eu diria que não tenho tempo para abandonar meu treino e dieta nem que seja por um curto período após o show. Eu tenho objetivos e sentar e me entupir de cup-cakes não vai me ajudar em nada.
 
Pra mim, mesmo depois do Arnold Classic, eu não posso vacilar. Nunca paro de treinar. Eu também preciso ter certeza que minha dieta está planejada. A preparação da comida é de extrema importância pra mim e sempre tenho comida pronta e disponível. Geralmente preparo uns 20kg de peito de frango e 20kg de peixe por vez. Ponho na geladeira minhas refeições dos próximos 5 dias e o resto eu selo a vácuo e ponho no congelador. Isso me economiza tempo. Em vez de prepar comida de 4 em 4 dias, eu preparo uma vez a cada 2 semanas mais ou menos.
0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Cezar Holanda
9 anos atrás

pode cre

Diêgo de Amorim
9 anos atrás

Os vídeos dele na cozinha são os melhores. Parece que está cozinhando para um buffet. O cara é muito bom no que faz.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x