Publicado: 26 de Novembro de 2013 em:

Sergio Oliva e Vic Richards Pt.I

MASSA MUSCULAR INCRÍVEL
Como Sergio Oliva & Victor Richards construiram as deles
Por Jeff Everson
      
Creio que tudo começou no dia que Richard Gaspari foi declarado Campeão Nacional Light- Heavyweight . Sim, eu me lembro do dia agitado de volta a Nova Orleans em 1984, quando o jovem Dragonslayer, literalmente rasgado de definição até as bolas dos olhos, levou para casa o ouro, inaugurando a nova era da definição física.
 
Concordo que antes de Gaspari, nós já tínhamos nossos reis das estriações. Tivemos fisiculturistas que poderiam trabalhar como modelos para as gravuras anatômicas do Gray´s Anatomy, já nos anos 60 e 70. Nós costumávamos chamá-los de os homens mais musculosos, nos concursos de bodybuilding. Naqueles dias, a definição era sinônimo de mais musculoso. Os árbitros de bodybuilding da época preferiam físicos mas robustos (menos definidos) do que é regra atualmente. Aparência magra e faminta daqueles tempos nunca venceu títulos de fisiculturismo.
 
Se você examinar as fotos dos musculadores mais antigos, as de Reg Park, Steve Reeves, Leroy Colbert , Dave Draper e até Arnold Schwarzenegger, estes fisiculturistas eram enormes e com formato excepcional, mas certamente nem perto de como são os físicos de hoje. Mas que seja. Progresso é progresso, mesmo que isso signifique prejuízo ao aspecto diversão dos treinos de musculação. 
 
De fato, naqueles dias de treinamento duro e montes de comida boa, ser forte era o que importava. Hoje não é assim. Agora são os sucinatos, os otimizadores metabólicos , os triglicérides de cadeia média , os aminoácidos de cadeia ramificada , a carnitina , hormônios da tireoide , dietas quase zero em gordura , as dietas de proteína cuidadosamente equilibradas, calorimetria para medir o gasto de energia para equilibrar a entrada ingesta para com a excreção, rotinas de treinamento periodizadas e o estilo de vida bodybuilder de cada dia.
 
Sim! Com certeza, todos os itens acima tem empurrado o padrão da musculação sempre para frente. Os campeões de hoje tem elevado a muscularidade a alturas vertiginosas. Os fisiculturistas de hoje são completamente aperfeiçoados e desenvolvidos. Engraçado, porém, a maioria dos garotos, a maioria dos fisiculturistas iniciantes, realmente não estão nem se importando com isso. 
 
Aquela aparência, a musculatura no padrão Gaspari, ultra- refinada, é melhor deixar para o competidor, o fisiculturista super focado que tem pouco tempo a perder com qualquer tipo de idéia ou energia para qualquer outra coisa além disso em sua vida , exceto treinar, comer e dormir musculação. Não que isso seja ruim. Eu não faço julgamentos sobre a vida das pessoas . Cada um na sua.
 
O que é irônico é que a maioria dos jovens, a partir dos fisiculturistas aguarda por algo diferente daquilo que é a aparência necessária para vencer . Esse algo é o que eu chamo ANIMALIA – massa muscular pura e animalesca. Tamanho . Força. Espessura . Imensidão . É o que tornou Ferrigno , Park, Schwarzenegger, Oliva e agora, a fortaleza humana , Vic Richards, verdadeiras lendas em qualquer época.
 
Massa muscular. Isso é o ítem básico ao qual a musculação está relacionada. É por isso que Bertil Fox continua a ser o fisiculturista dos fisiculturistas ainda hoje. Você pode até mesmo ver isso nas competições de bodybuilding, onde os conhecedores de musculação comparecem, presumivelmente, para apreciar o físico mais refinado, de aparência mais cortada, ao invés de render-se aos mestres da massa. 
 
No entanto, são os rapazes mais robustos que ganham mais aplausos, se não os o ingresso mais valorizado para a qualificação para os campeonatos nacionais e profissionais. Em em grau menor e de certa maneira um pouco mais infeliz , a mesma coisa se aplica ao fisiculturismo feminino .
 
Que assim seja. Fisiculturistas ainda anseiam tamanho e massa muscular rígida mais do que qualquer outra coisa. Voltando aos meados dos anos 60 , Sergio Oliva foi considerado o maior fisiculturista do contexto. O homem mais maciço que já viveu. Sergio ganhou o Mr. Olympia em ’67 , ’68 e ’69 . Em 69 ele derrotou Arnold na disputa ao título .
  
 

       

Embora Oliva optasse por manter um hiato desde meados dos anos 70 até 1984, ele manteve-se em primeiro lugar na mente de todos como o fisiculturista mais maciço de todos os tempos, até mesmo mais do que o grande carvalhoaustríaco. Hoje, entrentanto, há um homem circulando pelo sul da Califórnia, quando você o vê em carne e osso, no treinando no ginásio (fotos não fazem nenhuma justiça a ele), e provavelmente é mais macissamente musculoso do que até mesmo Sergio em seu auge. Esse homem é Victor Richards.
    
Qual é o segredo para se ter esta enorme massa muscular? Não podem ser esteróides. Se é um dado estatístico que 90% dos fisiculturistas mais massivos têm usado esteróides, e se os esteróides forem a causa, todos eles deveriam estar tão grandes quanto Vic e Sergio – mas eles não são. O segredo deve estar em outro lugar.
 
Eu sei que a maioria de vocês sujeitos menores por aí a fora, especialmente aqueles entre vocês que acham que você já tentaram de tudo para ficar grandes e que na verdade não tentaram, vão atribuir a massa de Vic e Sérgio à propensão genética. Bem, tendo estado envolvido com powerlifting, futebol americano, levantamento de pesos, luta de braço , arremesso de peso e musculação durante praticamente 25 anos, eu acredito que isso seja muito simplista . 
 
Obviamente, para subir para ao topo de qualquer esporte , você deve ter vantagens genéticas , mas a fisiologia humana não varia tanto assim, e as pessoas podem compensar muitas das desvantagens genéticas.
 
Ganhar massa muscular não é governado tanto por fatores genéticos quanto isso o é em outros esportes. Alavancagem não é uma preocupação. Tipo de fibra muscular não é exatamente um problema ( isso realmente não importa muito já que em toda a população , não há muito a variabilidade ) , velocidade e agilidade não são fatores . A maioria das pessoas possuem níveis de testosterona dentro de níveis adequados.
 
O fator da matéria é, eu acredito que você pode pegar nove entre 10 calouros do ensino médio e treiná-los para serem fisiculturistas enormes – desde que tenham a vontade e queiram manter-se no programa por tempo o suficiente! 
 
Agora, nove dos que você escolheu aleatoriamente não iria ficar tão grandes quanto ou Sergio ou Victor , mas eu garanto que fazendo as coisas certas , eles podem realmente ficar enorme além de suas expectativas . Sim, Sergio e Victor ambos falam com carinho sobre como seus irmãos poderiam ter sido maiores do que eles, mas é impossível saber o quão grande qualquer um pode ficar a menos que ele realmente tente ficar grande .
    
 

 

Tenho certeza que a maioria de vocês já leram que o único fator de maior importância para ganhar massa é usar pesos pesados o tempo todo. Se isso fosse verdade , os levantadores de peso que só levantam pesos pesados, seriam incrivelmente enormes, não é!? Surpresa – eles não são. Assim, é óbvio que o número de repetições desempenha um papel na dimensão global , para além da carga. 
 
O mesmo acontece com o número de séries. Se você fizer apenas uma série por exercício, esqueça sobre alcançar o máximo em massa. Estanão é uma possibilidade nem mesmo remota! Com efeito, massa é produzida pelo tipo e freqüência de treinamento e o tipos e quantidade de alimentos e bebidas que são consumidos.
 
Os homens mais maciços do fisiculturismo fazer muito mais séries que os caras de porte médio. Observe Arnold, Sergio e vitor e verá que as rotinas de treinamento que todos os três preferem é numa abordagem de alto volume ao treinar seus grupos musculares individuais.
 
Ao longo dos anos, o escritor de Chicago Norman Zale tem em várias ocasiões catalogado e descrito as rotinas de treinamento de Sergio. Eu mesmo estudei métodos de Sérgio em 1969 , enquanto ele estava treinando longe no velho Duncan YMCA em Chicago.
 
 Sergio treinava uma ao dia após todo um dia de trabalho braçal ( antes de Sergio vir a ser um dos Rogers Park´s finnest, ele trabalhava longas horas como açougueiro e com carga e descarga de caminhões, às vezes trabalhando em turnos dobrados). Seu treinos eram longos , intensos, mas fluentes por natureza. Sergio literalmente corria de um movimento para outro movimento ( ainda de falecer o fazia ), obtendo um congestionamento completo em qualquer parte do corpo que ele estivesse treinando.
 

 

Os animais de grande porte parecem não fazer nada extravagante, inclusive – eles simplesmente mantém-se fiéis aos movimentos básicos, fazendo muitas séries pesadas com repetições que permanecem na faixa de 10 a 12. Muitas vezes , eles fazem movimentos parciais. Na verdade, este é um dos principais motivos que Tom Platz foi capaz de conseguir coxas tão grandes ( que é uma capacidade físico-mental inegável para empurrar para longe as barreiras do  desconforto ) .

 

0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Walter
Walter
6 anos atrás

Excelente texto, Gabriel!

gabriel
Admin
5 anos atrás
Reply to  Walter

Obrigado, Walter! Desculpe a mega demora, a mensagem ficou perdida nas outras. hehehe Acompanhe os novos artigos e dê seu feedback! Abraço

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x