Publicado: 29 de novembro de 2017 em:

Os 7 Menores Bodybuilders da História

O fisiculturismo é um esporte realmente interessante. Toda a variedade de físicos, proporções e estilos de poses e treino fazem desta modalidade um espetáculo fascinante. Sempre tive interesse em desenvolver meu físico e o bodybuilding sempre esteve lá presente vendo filmes como Conan, filmes do Bruce Lee e do Stalone.

Além da fascinação pelo esporte, fico muito interessado pela diversidade dele pelo mundo, pela diversidade de técnicas de treino e de shapes. Antigamente podíamos ver shapes bem diferentes um dos outros. Hoje em dia parece tudo muito semelhante, e a massa tomou o lugar da estética.

Os físicos que irei mostrar abaixo em sua maioria são de uma época de ouro do bodybuilding. Uma época que a estética e balanço estavam acima da competitividade. Bem, vamos lá com nosso primeiro colocado, um dos menores bodybuilders competitivos da história!

1-Flávio Baccianini (1,50cm de altura)

É um fisiculturista da Itália que disputou o Mr. Olympia de 1993, ficando na 13º posição em um Olympia que tínhamos lendas como Shawn Ray (outro baixinho gigante que veremos abaixo!), Kevin Levrone, Lee Labrada, Flex Wheller, o vencedor da era Dorian Yates e muitos outros. Sua posição inclusive foi melhor que a da lenda Mike Matarazzo, que teve uma morte fatal no artigo que traduzi Avisos Para Quem Ainda Tem Uma Segunda Chance.

O baixinho  participou de muitas brincadeiras com o gigante Lou Ferrigno, que ficou na décima posição logo antes de Milos Sarcev. Poderia ter brincado com o gigante Paul Dillet, o Canadense de 1,85, que fundou a WBFF, competição de fitness e glamour que está chegando agora no Brasil.

Baccianini competiu até 2008, na categoria master apresentando um ótimo físico, pesando 65kg, peso da categoria bantan – categoria muito disputada na região da Ásia, conforme vemos no artigo Bodybuilding pelo Mundo – Malásia.

 2-Danny Padilha (1,59 de altura)

Danny era uma ameaça em todos os sentidos, menos em sua altura. Era um bodybuilder espetacular com belas linhas e um vaccum de cintura tão impressionante quanto Frank Zane (um dos meus maiores ídolos).

Com 1,59 de altura Padilla foi uma ameaça até para IFBB no filme Pumping Iron, tentando disputar o Olympia de 1975 em Pretoria – Africa do Sul. Os organizadores vetaram sua participação por motivos desconhecidos e retiraram várias cenas em que ele aparecia no filme.

Danny Padilla e Franco Columbo

Padilla é pouco conhecido, mas quase sempre tirava TOP5 em suas competições. Danny era extremamente seco e detalhado, seu rosto ficava muito “fundo” em competições, era incrível. Este nanico foi o primeiro lightweight a levar um overall de um middleweight, em 1977 no Mr. América.  Ele e Frank Zane foram os dois únicos bodybuilders a ganharem tanto o Mr. Universe IFBB quanto o Mr. América no mesmo ano. Ele pesava entre 75 e 80 quilos, tendo 43, 44cm de braço seco.

Danny Padillla posando

 3-Lee Priest (1,63cm de altura)

Lee Priest é um dos baixinhos mais controversos do bodybuilding. Sempre tinha algo  afiado a ser dito, e ainda tem, em seus vídeos no canal do youtube. Este australiano desbocado foi uma lenda do esporte, tendo um dos melhores braços da história.

Lee Priest veio de uma família de bodybuilders, então logicamente não seria diferente sua trajetória. Ele era conhecido por fazer “offs”, temporada fora de competição, muito pesados chegando até mesmo a 130kg para sua altura de 1,63! Espantoso! Temos outros casos espantosos de bulking e cutting por aqui, a história do Mr Universe Bruce Randall! LEIAM, É INCRÍVEL!

Lee treina desde os seus 13 anos de idade, e seu peso de competição é 90kg. Seu currículo conta com vitórias em Grand Prix´s, Ironman Pro, Night of The Champions, um Top4 no Arnold Classic de 2005 e Top6 no Mr. Olympia no ano de 2000.  Priest é conhecido por ter um dos melhores braços do fisiculturismo, estando ao lado de lendas como Ronnie Coleman no quesito desenvolvimento de braços.

Kevin Levrone, Shawn Ray e Lee Priest

Lee Priest, Nasser e Ruhl

4-Franco Columbo (1,65cm de altura)

Franco Columbo é o famoso parceiro de Arnold Schwarzenegger. Vindo da Sardenha além de ter vencido o maior campeonato de fisiculturismo do mundo duas  vezes, uma em 1976, outra em 1981, era extremamente forte, tendo participado do primeiro concurso de strongestman, onde lesionou seu joelho. Franco conseguia estourar com o ar dos seus pulmões uma bolsa de água quente, dentre vários outros feitos de força.

Franco fez várias participações nos filmes do Arnold, e hoje em dia é quiroprata nos Estados Unidos.

5-Shawn Ray (1,65cm de altura)

Esse baixinho enfezado, apesar do tamanho sempre teve a boca grande. Apelido como “The Mouth” por suas opiniões, Shawn Ray é um dos poucos bodybuilders que construiu um físico literalmente sem fraquezas. Entre 1988 e 2001, Shawn competiu em 13 Mr. Olympias seguidos e, com exceção do seu ano de estréia, nunca se qualificou menos que TOP5, incluindo dois segundos lugares. Shawn depois de sua aposentadoria continuou envolvido com o bodybuilding sendo apresetador e comentarista de vários eventos.

Shawn Ray ainda é conhecido por ser um exímio posador. Vejam o vídeo abaixo de sua apresentação com a música de Mariah Carrey:

 6-Momo Benaziza (1,60cm de altura)

Mohammed Benaziza foi um bodybuilder bem seco, que morreu devido ao uso de diuréticos (veja as drogas mais usadas pro bodybuilders). Momo, como era conhecido, tinha uma condição impecável, e linhas muito simétricas e harmoniosas.

Mohammed competiu três vezes no maior campeonato de fisiculturismo do mundo, o Mr Olympia, tendo ficado em 1988 em 11º, em 89 em 5º lugar e e 1992 em levando Top5 também, logo após competiu nos Países Baixos e morreu logo após a competição.

7-Francis Benfatto(1,67cm)

Um dos físicos que eu mais gosto, assim como do Frank Zane, um atleta de perfeita harmonia e balanço. Assim como Zane, Francis Benfatto mantém uma ótima condição até os dias atuais. Ele foi um dos poucos atletas que competiu por tempo prolongado, quase 20 anos, retornando após 13 anos com 48 anos de idade com a mesma qualidade, massa e proporção. (Mais recentemente competiu com 52 anos em 2010)

Eu queria alcançar meu potencial máximo aos 48 anos de idade, o que foi único na história do bodybuilding, então eu alcancei o que me propus a fazer

DADOS PESSOAIS DE BENFATTO 

PESO: Entre 88 e 93kg

ALTURA: 1,67

BRAÇO: 51cm

CINTURA: 73cm

 

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, bodybuilder natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas naturais, inclusive premiados com o título de profissional 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos - FL. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar

Notify of
avatar
wpDiscuz