Publicado: 22 de setembro de 2017 em:

EMAGREÇA! O GUIA PRÁTICO

Caros leitores e leitoras, aqui escrevo uma síntese rápida de alguns conceitos importantes no processo de emagrecimento. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato!

O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Para se começar o processo de emagrecimento eu costumo falar algumas coisas. Primeiro, você precisa querer. Ponto. Quando você quer você altera sua realidade pra conseguir alguma coisam, certo?! Querendo você consegue a maior parte dos outros fatores importantes para essa conquista. Querendo você consegue tempo.

Vou fazer uma série de alusões e comparações para ver se fica mais fácil me fazer compreender. Digamos que você conseguiu um namorado novo. Então para ter tempo com ele você vai fazer alguns ajustes, assim digamos. Você vai arrumar algumas horas do seu dia para estar junto dele. Você vai almoçar com ele alguns dias da semana. Ficar algumas horas do seu final de semana e se dedicar a esse novo relacionamento.

A academia, seu exercício aeróbio, seu ‘crossfit’, ou o que seja que você vai escolher nesse processo vai requerer os mesmos cuidados. Você vai acordar mais cedo pra caminhar, você vai se exercitar na hora do almoço, ou você vai passar o final de semana fazendo algo que tenha mais gasto calórico. O que adentra na outra parte que desejo falar. As escolhas.

Para emagrecer é preciso que você ao menos faça escolhas mais saudáveis, e isso é totalmente ajustável no seu dia a dia. A escolha dos alimentos, a escolha de um plano alimentar, de uma linha ou corrente dietética. A escolha de artifícios que façam com que você gaste mais calorias. Seja subir uma escada ou ir de bicicleta pro trabalho. Seja pegar um caminho mais longo ou comer alimentos mais densos e ricos em nutrientes. Uma pedalada no final de semana no parque ou uma caminhada com um amigo, ou uma amiga. Todas essas escolhas vão somando para que você tenha mais sucesso no seu processo.

Então vamos lá, falamos da decisão. O primordial. Falamos das escolhas, e agora falaremos da persistência. Em inglês dizemos “stick to the plan”. Muita gente falha muito ao iniciar um projeto porque primeiro não se preparou, não fez um planejamento. É a velha história do Abraham Lincoln: Ao se cortar uma árvore a maior parte do tempo deve ser investida afiando o machado. Todo mundo já deve ter escutado, mas faz muito sentido. Ter um bom planejamento, manter-se fiel a esse plano de emagrecer e persistir nisso é o que vai gerar todo o processo.

Um bom planejamento inclui metas a curto, médio e longo prazo. Um planejamento é mensurado constantemente, por algo que tenha algum parâmetro constante. Ou seja, uma avaliação feita pela mesma pessoa, ou a medição da sua linha de cintura, abdome e quadril com a mesma fita. Algum aparelho de bioimpedância ou mesmo a balança velha do banheiro não sendo muito detalhista. Você precisa de um comparativo, se não exato, ao menos que lhe dê uma base constante de mudança. Alcançar um bom físico, ou um físico saudável requer acompanhamento, metas de tarefas a serem executadas e paciência para atingir patamares cada vez maiores, começando pelos menores.

Muita gente vende emagrecimento em 24h, em 48h. Em uma semana. Mas a dura realidade é que emagrecer demora. Demora e necessita de persistência. Tudo que vale a pena – de verdade – demora e precisa de persistência, caso contrário iríamos nos graduar em 2 meses, casar em 1 mês e ter uma gestação de 10 dias não é mesmo?!

Você precisa persistir, e quando digo “persistência” é contornar todas as adversidades. Podem aparecer lesões no caminho, podem aparecer pessoas que não querem que você tenha seus resultados, podem aparecer todos os tipos de adversidades possíveis e inimagináveis relacionadas à tudo que falei anteriormente; tempo, indecisão, insegurança. O segredo é transpor essas barreiras, pois isso que irá trazer o resultado satisfatório. Ou quando você enfrente algum problema em um relacionamento você termina? Quando a faculdade fica difícil você tranca? O trabalho fica pesado você pede demissão? Se for assim também desista de você… Porque você vai desistir de tudo, e o ser humano nasceu para persistir, para insistir, para recriar-se, para mudar a realidade em que vive e para ajudar a mudar a realidade do outro.

Essa é a profissão que escolhi, falei hoje de emagrecimento, que é o que muita gente vende. Mas eu vou além disso, o emagrecimento sem tônus e massa muscular não é nada. Não é funcional e não é verdadeiramente transformador. Mas este é uma tema para outro artigo.

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, bodybuilder natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas naturais, inclusive premiados com o título de profissional 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos - FL. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar

Notify of
avatar
wpDiscuz